13 novembro 2006

hmp (His-Majesty-the-Poet)

enquanto comparava o dólar com o iene
o outro preferia escutar valerie etienne
a cantar no último disco dos two banks of four
sempre a bloomberg television
faça frio ou faça calor.

julgava o amor coisa perene?
tinha havido uma revolta no iémen do sul?
ouviu-se uma canção: come in and close the door.
tirou da estante yeats: a vision
e não conseguiu ler, estalava-se-lhe o coração de dor.

helder moura pereira, página 39, 'mútuo consentimento', assírio & alvim

--

quando as minhas, as tuas pernas
não andarem e ao horário marcado
os comboios partirem finalmente a desoras
da estação de s. pedro - e de todas as estações
até ao fim da linha - eu poderei finalmente
dizer de óculos escuros espreitando
sobre o vermelho do teu jornal meu deus
como eu te queria, como em sonhos
te sonhava rindo, só rindo, depois do tão pouco
prazer que as minhas mãos fora dos livros
te haviam de saber dar. esse meu livro
que nunca abro, esse meu livro que finjo ler
e afinal não, nunca, só tu e a paisagem marítima.

helder moura pereira, página 82, 'mútuo consentimento', assírio & alvim