02 janeiro 2007

balanços: personal favourites 2006 (I)

cinema:

foi, talvez, o pior ano para o meu eu cinéfilo. vi pouco cinema, passou-me muita coisa ao lado (ou então eu é que passei ao lado de muita coisa). em todo o caso, aqui ficam algumas pistas que retive, correspondendo aos momentos de maior fruição e prazer (intelectual, nalguns casos; emocional, noutros tantos).
ficam de fora as sessões na cinemateca, que não contam para 'este totobola'.

janeiro - 'nada a esconder'; 'match point'
fevereiro - 'o segredo de brokeback mountain'; 'walk the line'
março - 'boa noite, e boa sorte'; 'uma história de violência'*
abril - 'eu, tu e todos os que conhecemos'
maio - 'o novo mundo'*; 'o tempo que resta'*
junho - 'a lula e a baleia'
julho -
agosto - 'miami vice'; 'os amantes regulares'
setembro - 'sonhar com xangai'
outubro - 'volver- voltar'
novembro - 'em paris'*
dezembro - 'uma família à beira de um ataque de nervos'

* filmes que não vi, mas nos quais apostava alguns cobres..

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A escolher um, e depois de dar umas cabeçadas na parede, escolheria A Lula e a Baleia. Há até um post cinzento sobre esse filme. Mas há outros sobre alguns dos filmes que aqui deixas...

A História da Violência está aqui por casa desde Novembro e ainda não consegui ver...Queres? :)

Abraço.

terça-feira, janeiro 02, 2007 10:40:00 da tarde  
Blogger gi said...

'a lula e a baleia' não é um filme para todos. é uma peça de câmara, em mais do que um sentido, para olhos atentos ao detalhe e sentidos que não se importem de perceber a proximidade. por vezes desconfortável, como quase todos os espelhos.
difícil escolher o filme do meu ano. vejo muitas '4 estrelas', mas nenhuma fita da estirpe dos grandes clássicos que em nós fazem a vezes de traves-mestras. será da idade ? por vezes, preocupa-me esta (maior) dificuldade em deslumbrar-me com filmes. o que vale é tal não acontece com livros e discos onde amiúde encontro coisas que me fazem estremecer.

(e continuo a ainda não ter visto o cronenberg!)

segunda-feira, janeiro 08, 2007 7:33:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home