12 abril 2007

eu já suspeitava..

http://cicio.blogspot.com/2007/04/poesia-abismal.html

:: poesia abismal ::

'A poesia começa com a nossa percepção, não de uma queda, mas de que estamos em queda. O poeta é o nosso eleito, e a consciência da sua eleição vem como uma maldição; de novo, «I am a fallen man» mas «I am Man, anda I am falling» - ou antes, «Eu era Deus, eu era Homem (porque para um poeta são o mesmo), e eu estou em queda de mim mesmo». Quando esta consciência de si se eleva a um extremo absoluto, então o poeta toca no chão do inferno ou, antes, chega ao fundo do abismo e, através do seu impacto, cria aí o inferno. Diz: «Parece que deixei de cair; agora sou caído e, portanto, estou aqui no Inferno»'.

Harold Bloom

(com a devida vénia para a salomé, autora deste lúcido sussurro)

1 Comments:

Blogger ana salomé said...

essas palavras de bloom impressionaram-me muito (enquadradas no contexto milton). acho que também eu já suspeitava.

flores para ti também*

quinta-feira, abril 12, 2007 3:20:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home