18 maio 2007

modern life is rubbish

acaba de ser publicado em Portugal um livro que pretende dar à estampa um conjunto alargado - e representativo - de testemunhos sobre a sexualidade feminina nos nossos dias e no nosso país.
segundo percebi da minha leitura na diagonal de uma notícia de jornal, não se trata de um estudo científico, de um inquérito rigoroso, mas sim de uma espécie de colecção de testemunhos subordinados ao tema 'as minhas fantasias eróticas'. como dizem os entendidos nestas coisas, são fontes primárias, sem tratamento e caução científica. podem, ainda assim, dar-nos um travelling generoso sobre o que se passa 'na mente' de muitas mulheres (é o photomaton do aqui e agora, por assim dizer).
por entre standards, clássicos, alguns sinais de pós-modernismo (que também se aplica a estas coisas), lembrei-me do título da conferência que marca, por estes dias, a actividade da fundação gulbenkian: 'o estado do mundo'. sim, também passa por aqui, se se quiser entender essa coisa que é a 'contemporaneidade'.
mas o que verdadeiramente me interessou foi esse testemunho, seleccionado pelo(a) jornalista do jornal 'público' para rematar o artigo e que dizia simplesmente isto:

'a minha fantasia?
a minha fantasia é adormecer nos braços de alguém..'


sem palavras.