27 setembro 2007


andré gorz et d., devcant l'usine renault-billancourt. février 1947.
(foto: suzi pillet, cortesia do libération on-line)

Avança o Le Monde
Filósofo André Gorz e mulher cometeram suicídio
24.09.2007 - 17h10

O filósofo André Gorz e a sua mulher suicidaram-se hoje na residência de ambos, em Vosnon, França, avança o jornal Le Monde citando fontes próximas do casal.



abrimos o jornal 'em linha' e esbarramos numa notícia assim: seca e cortante.
de repente, sentimos aquela mistura de pudor e vergonha, própria de sentirmos que alguns dos nossos pequeninos dramas existenciais são isso mesmo: pequeninos.
sim, eu tenho um problema com o suicídio. um problema filosófico e existencial. como todos temos, creio eu. pelo menos aqueles e aquelas que pensam.
mas um filósofo..
não sei bem explicar. é assim como se de repente caísse um manto negro e a claridade deixasse, por momentos, de ganhar a guerra permanente que trava com o mundo das trevas.
melhor não sei explicar.
fica a memória de alguém cuja biografia e obra desconheço. como, afinal, desconheço da maior parte das pessoas que comigo partilham este tempo e espaço.

1 Comments:

Blogger Abssinto said...

Não conhecia a obra nem a personalidade, também. Afinal nem todos os filósofos são pessoas com mais "recursos". Sucumbem também eles, ao tentar perceber este mundo. Ou se calhar matam-se porque o entenderam demasiado bem. É a miséria dos artistas e dos intelectuais. Riscos são os néscios.

Abraço

- Que saudades já tinha da muúsica etérea dos autores de "Heaven or Las vegas"

sexta-feira, setembro 28, 2007 10:39:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home