16 outubro 2007

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


* porque é tão difícil dizer certas coisas - encontrar as palavras certas, a conjugação exacta, a forma certeira de dizer certas coisas;

* porque este poema volta e meia cruza-se comigo. aconteceu há uns meses no blog 'o sol quando nasce'; voltou agora a acontecer no 'estado civil';

* porque é um poema portentoso, por dizer o que diz como diz (o 'indizível'?).

com um obrigado ao PM, por ter generosamente (e sem saber..) cedido a sua tradução (espero que não leves a mal, nem que esteja a infringir qualquer copyright).


encontrámo-nos no valentino em turim
e viajámos por toda a itália de comboio,
dormindo juntos.
eu não falei em sexo.
disse dormindo juntos.
coisa de que a sexualidade é,
e não é, uma parte.
é esse dormir juntos
que é sagrado para mim.
bocejarmos juntos.
podes ter sexo com qualquer pessoa
mas com quem podes dormir?

odeio-te
porque dormiste comigo
e me deixaste.


[Paul Durcan, «Felicity in Turin», A Snail in My Prime: New and Selected Poems, 1993, trad. PM]