12 novembro 2007

kafka passou pelas bandas de benfica

sábado à tarde, fnac colombo.
numa das minhas habituais rondas pelos escaparates de música, à procura de novidades, fundos de catálogo, curiosidades, oportunidades, consigo seleccionar uma mão-cheia de discos.
dirijo-me a um dos postos de escuta, passo em revista às tropas musicais que me preparo para adquirir e verifico que de dois dos cd's nem um pio..
encaminho-me para o posto de atendimento e

sobe o pano

- boa tarde, gostaria de adquirir estes cd's, mas, como não tocam nos postos de escuta, agradecia que confirmassem que estão em condições.
- boa tarde, é para ouvir?
- não, não é preciso. basta confirmarem que estão em condições.
- não conseguia escutar, é isso?
- sim, é isso.
- sabe isso é por causa dos ficheiros mp3. quando o senhor lê o código de barras na máquina, não está a ouvir o cd, mas um ficheiro central.
- certo. mas, como já lhe disse, não quero ouvir. quero que veja apenas que não têm defeitos.
- pois, mas nós só temos mp3..
- desculpe?
- quero dizer, nós não temos leitor analógico(??) de cds. tínhamos, mas já não temos.
- não estou a perceber..
- não conseguimos fazer isso que o senhor nos pede.
- como assim? não conseguem escutar os cds aqui na loja? então e se estiverem defeituosos?
- tem 30 dias para trocar.
- ou seja, o que me está a dizer é o seguinte: compro, vou para casa, se não funcionar, venho cá e troco. como não me garantem, nada me diz que os novos também não têm defeito. além disso, pagam-me a gasolina é isso?
- pois, entendemos, mas de facto..
- mas de facto uma loja que tem à venda centenas de aparelhos de video, dvd, cd, aparelhagens, etc, não consegue fazer uma verificação tão simples?
- pois, lamentamos, mas..
- talvez seja melhor chamar o director da loja. muito obrigado.

(5 minutos de espera. entra em cena uma nova personagem, uma senhora sorridente e esforçada, mas visivelmente sobre stress e com mais que fazer - nunca o disse, mas adivinhava-se a léguas..)

- muito boa tarde, faz favor de dizer.

tentei explicar o diálogo acabado de ter com os seus dois funcionários, tentando fazer ver o surrealismo da situação.
deslocou-se a um posto de escuta, até que lhe expliquei o que me tinham explicado a mim.. por ali não íamos longe.. interessava era escutar mesmo os cds e não os ficheiros mp3 associados..

- ah, pois.. tem razão.
- posso fazer uma sugestão: porque não vamos até à zona de equipamentos e simplesmente testamos num leitor de cds?
- sabe, não costumamos fazer isso aos clientes.
- desculpe? a senhora é responsável pela loja ou por um segmento da loja? sendo pela loja, não lhe parece ridículo ser incapaz de assegurar a quem compra um produto como um simples cd que o mesmo está em condições, quando tem forma de o fazer, bastando dar meia-dúzia de passos dentro da loja??
- pois, compreendo. mas..
- desculpe interromper: a senhora dá-me ou não razão? é que se é para estar a argumentar, o melhor é tratarmos disto de outra forma.
- pois, compreendo, se não concorda, o melhor é escrever à administração..
- e assim farei, se o entender. mas resolvemos o assunto ou não?

claro que resolvemos o assunto. em 2 minutos e sem qualquer problema.

deve ser a isto que chamam 'experience shopping'.

custa-me estar a escrever isto de uma loja onde vou regularmente. mas, parece-me, é meu dever cívico não deixar cair este tipo de incidentes, infelizmente ainda comuns em portugal, e que mostram uma falta de profissionalismo, brio e inteligência que, em certa medida, faz de nós o país que ainda somos (e não é um elogio, desta vez).

comprei os discos.
mas a música já não me soou tão bem como os artistas mereciam..

4 Comments:

Blogger Abssinto said...

Bem kafkiano mesmo... Por acaso vou mais muitas mais vezes à Fnac do Chiado e suponho que qualquer dia vou passar pelo mesmo "drama". Justifica-se, isto? claro que não.

segunda-feira, novembro 12, 2007 2:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

agora vai abrir uma aqui. espero que tenham leitores analógicos e profissionais mais prestáveis.

que história, gi...
:)*

ana

segunda-feira, novembro 12, 2007 10:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a ver se percebi:
começa com: cd não funciona no posto de escuta logo pode estar com defeito - até aqui tudo bem, dando o desconto de o autor não saber que o que se ouve no posto de escuta ser um mp3. e já agora o facto de eu não conhecer nenhum caso de "cd com defeito" e tenho comprado muito cd ao longo da vida e por acaso até conheço pessoas que também compram discos!
a seguir: conversa com funcionário que informa que no posto de escuta é o mp3 e não um cd mesmo - parece-me a mim que acabaria aqui a conversa "ok o problema é do mp3 e não do cd, não sabia, obrigado" ou quanto muito "ok o problema é do mp3 e não do cd, não sabia, mas já agora gostava de ouvir o cd" - partindo daqui até percebo que se chegasse ao episódio da gerente. mas, francamente, entrar pelo: "quero que veja apenas que não têm defeitos."! e continuar com "como assim? não conseguem escutar os cds aqui na loja? então e se estiverem defeituosos?"!! e a cereja "pagam-me a gasolina é isso?"!!!
assim de repente soa a embirração... a qualquer coisa como "ai é mp3? ai é? então espera aí que eu já te lixo..."
anyway... parabéns pelo blog!

P.S.: custa-me estar a escrever isto de um blog onde venho regularmente. mas, parece-me, é meu dever cívico não deixar cair este tipo de incidentes, infelizmente ainda comuns em portugal, e que mostram uma falta de profissionalismo, brio e inteligência que, em certa medida, faz de nós o país que ainda somos (e não é um elogio, desta vez).

sexta-feira, novembro 16, 2007 2:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o/à anónimo/a que deixou o comment anterior:

muito obrigado, sem ironia, pelo comentário.
ainda que não perceba exactamente o alcance do post scriptum, agradeço que seja a primeira pessoa que me dá oportunidade de colocar em prática um dos meus princípios: 'liberdade de expressão'.

de resto, não entrarei em qualquer diálogo subjectivo sobre uma experiência objectiva.

obrigado pelos parabéns. a porta está sempre aberta.

é sempre curioso este 'correio dos leitores'..

um abraço.


gi.

domingo, novembro 18, 2007 2:41:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home