05 dezembro 2007


mr. alfred


m. luis


mr. wong


mr. john


mr. frank


agradecendo, com uma pontinha de ironia, à senhorita ana salomé o ingrato desafio, passo a indicar 5 filmes que, no momento, me ocorrem como podendo ser considerados, não 'os melhores' filmes que vi, mas sim 5 dos filmes que mais me 'marcaram / influenciaram'. não é pormenor de somenos, para quem se habituou desde cedo a ver no cinema bem mais do que uma arte, antes uma escola de estética de braço dado com uma escola de valores.

it's a wonderful life, frank capra
(porque tem tudo o que admiro na aventura humana:_________________________________).

vertigo, alfred hitchcock
(porque é a mais esplendorosa obra de arte sobre os mistérios do amor e da morte, e de como são gémeos siameses; porque nos mostra, sem explicar, o carácter demente, obssessivo e salvífico do amor, assim como o papel fundamental da 'utopia do eu' na 'construção - idealizada e estilizada - do outro').

los olvidados, luis buñuel
(porque me alertou de maneira pungente para os deserdados do mundo e me reforçou a convicção de que a justiça e a salvaguarda da dignidade, ambas em sentido lato, são condições sine qua non para um mundo melhor e para que a liberdade - esse valor tão querido - possa existir na sua verdadeira e operativa acepção).

the sun shines bright, john ford
(porque, rimando com o primeiro destes filmes, me remete sempre para o papel do indivíduo na sociedade. eu, feroz personalista, me confesso.. apesar de tudo, é um filme menor na cinematografia deste gigante. há 12 anos atrás, valeu-me uma resposta num painel de recrutamento que talvez me tenha garantido o meu primeiro emprego. só por isso, tem lugar no meu 'passeio dos heróis afectivos').

in the mood for love, wong kar way
(porque é um quase 'guilty pleasure'. tal como para uma lareira ou para um aquário, posso pôr o filme em modo aleatório e contínuo.. e deixar-me ficar a olhar para ele. o esteta que há em mim encontrou aqui o local certo para o magistério ultra-romântico).


(que me desculpem rohmer e allen. truffaut e visconti. antonioni e bergman. césar monteiro e mizoguchi. kurosawa e yimou. lynch e cronenberg. ozu e kiewslowski. cukor e hawks. kazan e lang. lubitsch e mccarey. powel e pressburger. preminger e dreyer. ray e von sternberg. walsh e welles. e dezenas de outros mestres..)

1 Comments:

Blogger Abssinto said...

A serie do Rocky, pá!! toda ela! e nem sei os nomes dos realizadores! Sylvester Stallone o maior dos actores toda a gente já sabe. De caras.

quinta-feira, dezembro 06, 2007 2:13:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home