24 janeiro 2008

das personagens (& dessa coisa que é o olhar)

o homem de cor que, pelo vidro modesto, olha o par de botas desejadas, engendrando mentalmente uma estratégia económica para as poder, um dia destes, vir a orgulhosamente usar.

o velho homem humilde, de sobretudo honrado, caminhando pela rua com o velho rádio-transístor enfiado num bolso, espécie de walkman do antigamente, em contra-ciclo com o e.mundo 2.0. (lê-se imundo, não é?).

a mulher com os dois miúdos, um conduzindo freneticamente o outro que, sentado num carrinho de bebé ostensivamente pequeno já para a sua idade, uiva de prazer, enquanto o irmão mais velho se imagina pilotando um fórmula 1, rua fora, noite dentro. os caixotes do lixo remexidos por este improvável trio ficaram já lá atrás, ao passo que o sonho segue com eles ("God is their co-pilot" - i wish).

as meninas brasileiras, espalhando charme pelo ar, naquele jeito gingão de marcar a diferença (mesmo num país tristonho, a alegria é sempre possível).

a jovem mulher, estranhamente infantil, nos seus passos de karaté contra o ar, brincando com a miúda, à porta do coliseu. a miúda, estranhamente adulta, no seu porte e roupinha desfasada da idade (mesmo que aceitando e entrando na brincadeira).

o arco do tronco envergonhado onde, há tantos anos, luis vaz de camões foi preso, por 'participar numa arruaça'.


'se a encostares ao ouvido, ouve-se o mar
o que é preciso é saber escutar'
(jorge de sousa braga).


e ver, jorge. e ver.

2 Comments:

Blogger Abssinto said...

Retalhos. Curiosamente também me lembrei de alguma evocações e ficcionei outras, recentemente.

Sempre que passo por esse pequeno túnel das Portas de Sto. Antão fico a ler os azulejos e lembro como era bravo o nosso "Trinca-fortes" zarolho.

abraço

quinta-feira, janeiro 24, 2008 4:40:00 da tarde  
Blogger ana salomé said...

'a santidade do pormenor mais ínfimo' william blake :)

e que visão. a 'ética do bricolage', um coleccionador de corações, gestos e tipos humanos. a tua visão.

sexta-feira, janeiro 25, 2008 1:06:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home