14 janeiro 2008

em menino, à volta da lareira-com-L, rezava-se o terço. coisas de família, pelo menos da sua família. heranças vindas dos confins dos tempos, construídas de acordo com o tempo e o modo e as convicções. fortaleza e esperança.
os terços dividem-se em 'mistérios' (grupo composto por 1 Pai-Nosso e 10 Avé-Marias), as quais se rezam após uma 'jaculatória', a qual é uma espécie de pequena profissão de fé renovada e, ao mesmo tempo, uma 'declaração de intenção'.
os mistérios (em número de 5, por cada terço rezado), por sua vez, obedecem a uma calendarização semanal: consoante o dia em que se reza, assim deverão presidir ao terço os chamados mistérios 'gozosos' (de alegria), 'gloriosos', 'dolorosos', 'luminosos'). o sentido deste detalhe prende-se com o tempo em que era comum rezar terço todos os dias. conseguia-se, por via de uma espécie de escala ordenada dos 'mistérios', renovar as intenções, por assim dizer. era o tempo em que se rezava em largo espectro..

para ajudar a rezar o terço oração, surgiu o terço objecto - constituído por conjuntos de 5 Avé-Marias, separados por marcadores de Pai-Nosso e, se a memória não nos atraiçoa, ainda por algumas contas representando as orações iniciais e finais. as contas, tais como na joalharia e nos mecanismos aritméticos antigos, representam unidades (no caso, uma unidade equivale a uma unidade-oração).

..

as pessoas dividem-se em dois grupos.

há um grupo de pessoas que nunca se esquece de que o terço são elas próprias. para estas, as pessoas com que se cruzam, serão assim uma espécie de contas. cada uma vale por si, naturalmente, mas o mistério não está em cada uma delas individualmente. são uma peça de uma coisa maior.

e há um segundo grupo de pessoas para as quais cada pessoa com quem se cruzam é um terço completo, um conjunto de mistérios, com características quase 'definitivas'. estas pessoas olham para os outros e neles investem o tempo de um rosário (oração, em traços simples, agregando três terços) e a intenção de um rosário (reparem como se pode também dizer que três terços = 1/3 + 1/3 + 1/3 = uma unidade = 100% = TUDO).
é assim natural, que TODOS os mistérios do terço oração ('gloriosos', 'gozosos', 'dolorosos', 'luminosos') se cruzem, se entreteçam entre si, muitas vezes se repitam, constituindo, de forma figurada, 'tecidos de mistérios' com padrões muito complexos. estas pessoas são aquelas para as quais cada ser humano é uma cordilheira imensa de vales e planaltos, de rios e lagos, de céus e sombras; estas pessoas como que nascem, vivem e morrem em cada pessoa em que tropeçam.

esta é uma diferença fundamental entre as pessoas. e é curioso, muito curioso, que a chave, o 'insight', seja de ordem religiosa.

é preciso entender ISTO, para se poder SEGUIR viagem.

1 Comments:

Blogger mar said...

ensina me
coisas bonitas...

uma miúda
chega aqui e até a idade
é um numero novo

tantas coisas
tantas

(li e levo comigo o ensinamento, mais um... priceless)

quarta-feira, janeiro 16, 2008 10:00:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home