18 março 2008



a propósito da nomeação de pedro mexia como subdirector da cinemateca / museu do cinema, ocorre-me usar o termo 'justiça cinematográfica', agregando e fundindo os conceitos 'justiça poética' (e o pedro é também poeta e crítico literário) e 'bigger than life' (o cinema e, por vezes, a justiça).

aguardemos a clarificação que o tempo trará sobre a intenção subjacente a esta indigitação (esperemos que nenhuma, para além da competência e vocação, em sentido lato). conseguirá o pedro afastar o seu olhar ideológico do seu novo "métier"? o pedro é demasiado inteligente para não o fazer.

curioso também o facto de esta escolha aproximar uma espécie de representante sem procuração - independente, portanto, e ainda bem - de uma certa élite intelectual de direita (particularmente escassa no nosso país) de uma actividade cultural que, por tradição, se situa ligeiramente 'do lado esquerdo'.

parabéns. como bem disseste: 'desafios destes não acontecem duas vezes numa vida'. seguirei a aventura, com um olhar atento e interessado.