02 junho 2008

correio do leitor (amigo)

aqui, no jardim de inverno, gostamos muito de receber cartas, postais, emails. recebemos as linhas abaixo, vindas de um querido amigo. talvez vos interesse - daí, a título excepcional e com a devida autorização, ter o jardineiro decidido a sua 'desclassificação' e respectiva publicação.. diz assim:


'Li um livro num só dia, e isso, por si só, vale um email.

Nada de grandes expectativas, porque o livro é curioso, mais do que uma obra-prima.

Chama-se Infância e é escrito, ou melhor meio escrito meio editado, pela Sarah Adamopoulus.

Trata-se de um conjunto de 35 ou 40 pequenos textos, resultantes de entrevistas, com/de várias figuras, mais ou menos públicas, sobre a sua infância. Como se fossem biografias truncadas no tempo mas que na realidade são reveladoras da biografia integral. Interessante como se pode conhecer tanto de uma pessoa em textos tão pequenos e tão centrados numa pequena parte da sua vida.

Mas, para mim, o mais interessante dos textos é ter-me feito reviver a minha própria infância à medida que os ía lendo. Pormenores em comum com gente tão diferente. A infância une-nos mais do que nos separa e isso, fica alí, claro como a água.

Se não bastasse a simplicidade aparente dos textos e a sua real profundidade ou a forma como nos tocam tem um brilhante (não seria de esperar outra coisa) prefácio do António Barreto.

Vem isto a propósito de nada, mas enquadrado pelo facto de ter acabado de ler o texto do blog do j., do dia 30.

Abraços e beijos, respectivamente.


L.

PS. Como diz um dos entrevistados, ser pai muda a forma como se olha para a infância, e isso, se calhar muda também a forma como li este livro.'