15 janeiro 2009




no virar dos anos oitenta para os noventa, uma bandazinha indie americana gravou 3 ou 4 discos bem bonitos, num estilo (num som) inconfundível que logo ali cativou um grupo generoso de fiéis devotos.

os 'galaxie 500', é deles que falamos, escolheram(?) um caminho discreto (há quem diga, faz parte da lenda, que podiam ter sido 'os outros pixies', o que não é dizer pouco), interrompido subita e algo traumáticamente, em 1991, pela saída do seu carismático líder, dean wareham, que iniciou aí um conjunto de outros projectos musicais - talvez o mais conhecido seja uma outra banda, de nome 'luna'.

dos três elementos fundadores dos galaxie 500, dois continuaram juntos (na música, como alíás na vida privada): damon krukowski and naomi yang. desde então, têm gravado discos subtis, entre o atmosférico e o elegantemente eléctrico, sob o nome 'damon and naomi'.

esta sexta-feira, 'damon and naomi' estarão em lisboa, na galeria zé dos bois, para um travelling panorâmico pelo seu disco mais recente e, seguramente, pelos momentos mais marcantes da sua carreira.

se passarem pelo bairro alto, espreitem-nos. é coisa para, serenamente, valer a pena




damon and namomi, 'stars never fade'