02 janeiro 2009




- é tudo o que tens?
- é tudo o que tenho.
- um 'borrachon' e um velho?
- é o que tenho.
- porque insistes? há dois anos que não ele se aguenta sem alguém a segurá-lo. dos dois lados, de preferência..
- não o conheceste há três anos. era o meu ajudante. o melhor de todos.
- e depois?
- depois, há sempre uma história. a dele chegou numa carruagem. não ouviu ninguém, como sempre acontece. ela partiu e ele foi com ela. meses depois, ele regressou, sem ela. transformou-se no que conheceste. até ontem.
- mas quanto tempo se vai aguentar?
- não sei.
- porque insistes em tomar conta dele?
- porque toma bem conta de mim.


de cabeça, um diálogo entre o 'sheriff chance' protagonizado por john wayne e uma personagem secundária, a propósito desse anjo caído a caminho da redenção que é a personagem do 'deputy dude' (na foto acima), protagonizado por dean martin.

'rio bravo', do enorme howard hawks, ontem na RTP2, num deslumbrante 'technicolor', com diálogos deste calibre, a lembrar que o cinema 'bigger than life' é uma coisa de nos levar às lágrimas e a um estado de exaltação - num mesmo segundo.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=7IpEnsdXwFM

A litle bird

sexta-feira, janeiro 02, 2009 12:41:00 da tarde  
Blogger Nuno Guronsan said...

Um portento de filme, sim senhor...

E o Dean, tão distante da imagem do showbizz Dino que tinha criado para para ele...

Abraço e bom 2009, meu caro Gi.

sexta-feira, janeiro 02, 2009 3:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

little bird:
coisa linda, essa canção. não sei se alguma vez existiram homens assim ou se são apenas fruto de olhos 'florificados'. nunca saberemos, não é? mas, na dúvida, acreditamos.
cantava o outro senhor que 'enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar'. a acreditar, acrescento eu.

--

caríssimo nuno,

great minds think alike - dizem.
big heart shapped eyes see alike - digo eu.

o que mais me impressionou: a fragilidade e os olhos derrotados de dean martin. como bem dizes, tão distante da figura (e da pessoa, penso eu) que ele era por esses dias, que adivinhamos terem sido de glória ou muito perto disso.

feliz 2009, amigo.

--

flores & um abraço,

gi.

sexta-feira, janeiro 02, 2009 4:18:00 da tarde  
Blogger Ana Cristina Leonardo said...

e o que eu gosto do dino!

domingo, janeiro 11, 2009 1:24:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home