14 abril 2009

estação de inverno: 63ª estação




hoje, terça-feira, a sexagésima terceira estação de inverno.


esta semana, a estação de inverno revisita os seus arquivos e recupera para o palco radiofónico a poesia de carlos de oliveira, notável prosador e admirável poeta da segunda metade do século xx português. partiremos de 'micropaisagem' e 'sobre o lado esquerdo', obras publicadas em meados dos anos sessenta, num portugal, por essa altura, pouco dado a laivos de modernidade. uma poesia que assenta ainda em canônes e influências algo clássicas, mas que assume também um 'subjectivismo' que cremos menos habitual nesses dias. a metafísica pagã(?) e uma certa faceta telúrica e crespuscular desta poesia são alguns dos traços mais fortes.

do lado musical, um muito suave destaque (sob a forma de duas canções para cada um deles) para três discos incontornáveis:

a) em 'sea change', o multifacetado beck assina o seu disco mais acústico e introspectivo, bebendo directamente na fonte de singersongwriters americanos como neil young, gram parsons, david ackles. um disco diferente, cheio de subtilezas e com uma discrição algo invulgar para os standards do seu criador. nós, na estação de inverno, claro!, gostamos muito..

b) os anos passam, mas o rapaz micah p. hinson continua a assombrar-nos. revisitaremos o seu disco de estreia, o irrepetível 'micah p. hinson and the gospel of progress'. outro que bebeu da fonte certa, em menino. e que, apostando num registo de dark-folk-rock, nos leva pela mão por um percurso emocionalmente devastador. um disco para a história, apostamos..

c) finalmente, a revisita que já se impunha a essa pérola pop em língua francesa que é a banda sonora do filme 'as canções de amor', de christophe honoré. nesta, alex beaupain (o mago por detrás destas canções em estado de graça) mostra como é possível beber na tradição pop mais anglo-saxónica e, ao mesmo tempo, dar-lhe um tratamento especial, criando uma identidade musical que, acima de tudo, é um enorme prazer. quem sabe, sabe..

é assim a estação de inverno. directo ao coração, ao cérebro e aos sentidos. porque não há tempo a perder, amigo/as.


[disponíveis todos os podcasts de emissões anteriores.. aqui!]

[rádio zero: terças: 23h-24h; repete sábados: 14h-15h]
[ruc: madrugadas de domingo para segunda: 3h-4h]




'sobre o lado esquerdo', documentário sobre carlos de oliveira

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Reconheci-me naquela mulher, toda ela feita de água. Daqui a muitos anos. Sentada noutra cadeira, a transbordar...
Hoje perderei a Estação porque a essa hora estou a atravessar o Atlântico, a atravessar-me a mim mesma, a percorrer o corpo dessa criatura inquieta e de um tempo antigo que é o mar, e encher-me-ei dela e arrastá-la-ei para dentro de mim, para que não me falte o ar.
Até breve, Siñor J.
Sim, you can never hold back Spring

terça-feira, abril 14, 2009 12:26:00 da tarde  
Blogger Abssinto said...

Mal posso esperar pelo podcast. este poeta manda porras.

terça-feira, abril 14, 2009 4:24:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home