05 maio 2009

estação de inverno: 66ª estação




hoje, terça-feira, a sexagésima sexta estação de inverno.


as palavras de josé mário silva, a partir do seu mais recente livro, 'luz indecisa' (editora oceanos). uma poesia em que a biografia micro se transforma, com ternura e candura, numa espécie de reflexão ontológica macro. suavemente, a partir da subjectividade de quem se observa a si próprio a passar pelas esquinas do tempo - e de quem observa as marcas desse mesmo tempo em si próprio e dessa verificação a bisturi faz um tocante exercício de ora dedução ora indução, rumo a uma cosmogonia que tem tanto de pessoal como de universal. palavras a mais para explicar esta poesia? tanto melhor..

a abrir e a fechar o programa, o senhor bill callahan e o seu mais recente longa-duração: 'sometimes i wish we were an eagle'. um disco sem medo das feridas, é o mínimo que podemos dizer de mais um disco deste cultor de canções artesanalmente clássicas, sempre sempre num registo lento e atmosférico.

mas, musicalmente, a 'peça de resistência' do programa é bem diferente (embora igualmente bela): nick drake, em duas mãos bem cheias de canções. tristeza e melancolia, desencanto e lucidez mansa, como poucas vezes as terão encontrado.

aviso importante: este programa contém palavras e canções passíveis de impressionar ouvintes mais sensíveis - nick drake é para quem gosta de emoções fortes.


[disponíveis todos os podcasts de emissões anteriores.. aqui!]

[rádio zero: terças: 23h-24h; repete sábados: 14h-15h]
[ruc: madrugadas de domingo para segunda: 3h-4h]