16 junho 2009

estação de inverno: 72ª estação




hoje, terça-feira, a septuagésima segunda estação de inverno.


de regresso à poesia melancólica e brutalmente comovente de manuel de freitas - talvez o alter ego metafórico mais próximo do que seria uma 'estação de inverno' de traços humanos.

neste e no próximo programa, usaremos como base o mais recente livrinho de manuel de freitas, de seu nome 'intermezzi, op. 25' (editora opera omnia), assim como uma preciosa antologia selectiva made in brasil (editora oficina raquel), volume inicial de uma colecção que tem como objectivo levar até aos leitores do lado de lá do oceano atlântico alguns dos poetas de nova geração nados e criados em portugal, no século xxi. chama-se, a colecção, curiosamente 'portugal 0' - simbólicamente ou semióticamente muito se poderia dizer sobre este 'portugal zero'..

e quanto à música, quanto às canções, que poderemos nós adiantar àquela nossa meia-dúzia bem contada de fiéis ouvintes? que daremos a escutar um pequenino bocadinho do novo disco de norberto lobo, o formidável 'pata lenta'; que continuaremos a escutar o mais recente opus dos soberbos junior boys, 'begone dull care'; que recuperaremos a memória do assombroso '69 love songs', assinado pelos the magnetic fields; que mergulharemos na jovem mas pungente obra de bon iver, esse mergulhador em profundidade; que, na secção de clássicos, colocaremos lado a lado elvis costello e bob dylan.. coisas assim, amigo(a)s.

e assaltá-nos, uma e outra vez, o nome daquele filme, de um cineasta oriental (talvez malaio? talvez tailandês?) que diz assim: 'tropical malady'. doença dos trópicos? isso mesmo. isso mesmo.

bem-vindos à estação de inverno.


[disponíveis todos os podcasts de emissões anteriores.. aqui!]

[rádio zero: terças: 23h-24h; repete sábados: 14h-15h]
[ruc: madrugadas de domingo para segunda: 3h-4h]