23 junho 2009

estação de inverno: 73ª estação




hoje, terça-feira, a septuagésima terceira estação de inverno.


o segundo de dois programas às voltas com a poesia melancólica, sulfúrica, de manuel de freitas - espécie de poeta-mor do nosso descontentamento. como base, utilizaremos o número 1 de uma colecção brasileira (editora oficina raquel), de seu nome 'portugal, 0', dedicada à divulgação de poetas portugueses contemporâneos, surgidos entre os finais dos anos 90 e os inícios deste novo século.

um dia destes, conversamos sobre manuel de freitas e a sua magistral poesia - fulgurante mecanismo que capta todo o 'pathos' existencial do mundo moderno, da cidade enquanto 'deserto e abismo', das relações enquanto transacções provisórias, um fundo e sofrido desencanto, condenados que estamos a morrer num vale de lágrimas enxutas e sem sentido. se assim é, para quê cantar as sombras? hesitamos entre lucidez, compulsão incontornável ou, mera suspeita, porque a procura meticulosa de vestígios de magia, pelas palavras, pode conduzir-nos a um par de versos perfeitos, o santo graal possível - um arremedo de salvação pelo 'extremo exercício da beleza'? (herberto helder). talvez..

musicalmente, um 'patchwork' improvável. o classicismo absoluto da canção, com billie holiday e brian ferry. o lirismo e a memória nas malhas de uma guitarra, segundo os portugueses norberto lobo e tó trips. a continuação das baladas metálicas e salgadas, sob capa electrónica, dos junior boys. outras coisas mais, reveladas a seu tempo. e uma canção impossível: o psicadelismo fulminante de 'chasing a bee', primeira canção do primeiro disco dos mui amados mercury rev - ou de como em 1990(!) todo o universo sonoro hoje incensado (animal collective, grizzly bear, etc.), afinal, estava já inventado..

porque '(à poesia) preferia o precipício anunciado de um abraço concreto.' grande manuel.


[disponíveis todos os podcasts de emissões anteriores.. aqui!]

[rádio zero: terças: 23h-24h; repete sábados: 14h-15h]
[ruc: madrugadas de domingo para segunda: 3h-4h]