05 junho 2009





uma selecção particular da poesia de alejandra pizarnik:


alejandra alejandra
por baixo estou eu
alejandra

--

eu não sei de pássaros
não conheço a história do fogo.
mas julgo que a minha solidão deveria ter asas.

--

apenas a sede
o silêncio
nenhum encontro

cuidado comigo, meu amor
cuidado com a silenciosa no deserto
com a que viaja de copo vazio
e com a sombra da sua sombra.

--

salta com a camisa em chamas
de estrela em estrela,
de sombra em sombra.
morre de morte longínqua
a que ama ao vento.

--

memória iluminada, galeria onde flutua a sombra do
que espero. não é verdade que virá. não é verdade
que não virá.

--

explicar com palavras deste mundo
que partiu de mim um barco levando-me

--

diz que não sabe do medo da morte do amor
diz que tem medo da morte do amor
diz que o amor é morte é medo
diz que a morte é medo é amor
diz que não sabe

--

recebe este rosto, meu, mudo, mendigo.
recebe este amor que te peço.
recebe o que há em mim que és tu.

--

ainda não é agora
agora é nunca

ainda não é agora
agora e sempre
é nunca

--

o vento tinha-me comido
parte da cara e das mãos.
chamavam-me anjo andrajoso.
eu esperava.

--

na não crispada de um morto,
na memória de um louco,
na tristeza de um menino,
na mão que procura o copo,
no copo inalcançável,
na sede de sempre.

--

(..)

no meu olhar perdi tudo.
é tão longe pedir. tão perto saber que não há.

--

o cão do inverno ferra o meu sorriso. foi na ponte.
eu estava nua e levava um chapéu com flores e
arrastava o meu cadáver também nu e com um
chapéu de folhas secas.
tive muitos amores - disse - mas o mais formoso foi
o meu amor pelos espelhos.

--

e o que é que vais dizer
vou dizer apenas algo
e o que é vais fazer
vou ocultar-me na linguagem
e porquê
tenho medo

--

apenas palavras
as da infância
as da morte
as da noite dos corpos

--

o centro
de um poema
é outro poema
o centro do centro
é a ausência

no centro da ausência
a minha sombra é o centro
do centro do poema

--

não,
as palavras
não fazem amor
fazem ausência
se digo água, beberei?
se digo pão, comerei?



alejandra pizarnik

todos os poemas e um excerto de poema [assinalado com (..)] a partir de 'alejandra pizarnik - antologia poética', editora correio dos navios.