06 julho 2009

estação de inverno: 75ª estação




amanhã, terça-feira, a septuagésima quinta estação de inverno.


a dois passos do final da segunda época da 'estação de inverno', continuaremos (bem, mal?) acompanhados pela poesia dissolvente de rui pires cabral, concluindo a leitura partilhada da sua mais recente obra: 'oráculos de cabeceira' (edição da averno, já de 2009).

e porque estar perto do fim é sempre revelador do carácter último das coisas/pessoas (riscar o que interessa, perdão o que não interessa, perdão tudo, perdão nada), abrimos as portas do programa de par em par para aquele que ficou conhecido como 'o poeta do jazz': chet baker.

a partir de gravações de 1953 a 1956, iremos trazer até vós uma dúzia de canções (standards americanos, em bom rigor) cantados por chet baker. optámos por este lado de intérprete vocal, em detrimento do lado 'puramente jazzístico', por uma questão de gosto pessoal e também porque faz mais sentido assim, dentro da matriz original deste programa de rádio.

há dez anos atrás ouvíamos chet baker compulsivamente. desconfiamos bem que, havendo vida e saúde, daqui a outros dez continuaremos a escutar este senhor. impossivelmente romântico? doentiamente romântico? é bem possível. mas chega de qualificativos - a cada um his/her own private chet baker.

é assim a 'estação'. saudades já, saudades tantas.


[disponíveis todos os podcasts de emissões anteriores.. aqui!]

[rádio zero: terças: 23h-24h; repete sábados: 14h-15h]
[ruc: madrugadas de domingo para segunda: 3h-4h]