30 março 2010


adormecer ao som das páginas da mais recente edição das "folhas da cinemateca", reunião de textinhos sobre a obra, filme a filme, desse superlativo poeta que foi joão césar monteiro, talvez um dos nossos poucos verdadeiros poetas-malditos. tudo tão diferente da realidade que nos cerca. como se, ao adormecermos e fecharmos as páginas do livrinho, fosse um mundo alternativo que se suspende e hiberna.

robert bresson, escreveu para um dos seus filmes aquela frase: "que estranhos caminhos me trouxeram até ti". joão césar bebeu em robert, e por isso também nos lembra que "convém saber que, para envelhecer bem, o amor é o mais importante" e que "convém saber que, para amar bem, a velhice não é o mais importante".

nada disto faz sentido? então, fiquemos a olhar para o fotograma acima. nele é o quase perfil de sophia que vemos, a partir de um quase desconhecido documentário(?) com que joão se estreou. é uma natureza morta, se repararmos bem. mas natureza morta é uma tradução não exacta para o sentido original (da pintura), no qual o conceito definidor é mais o correspondente a "suspensão do tempo".

no fundo do fundo, falamos sempre do mesmo. mesmo que por interposta(s) pessoa(s). neste caso, uma senhora pessoa (sophia) e um senhor pessoa (joão césar).