18 março 2010




algures na floresta do laos, uns milhares de antigos combatentes aliados dos estados unidos (pertencentes aos hmong), durante a guerra do vietname, passaram décadas num registo de sobrevivência pura - acossados pelo brutal regime que comanda o laos e que não esquece de que lado estes antigos combatentes estiveram.

fechados na sua redoma de medo primitivo, estabeleceram os necessários sistemas de equilíbrios sociais, imprescindíveis à sobrevivência enquanto grupo. presos ao passado, pelo passado - são um grupo de pessoas a quem o presente foi politicamente negado. e ainda à espera que aqueles que apoiaram - os estados unidos de outrora - os resgatem do seu calvário.

quando foram "encontrados" por uma expedição de jornalistas, em 2007, as fotos que retratam esse momento passaram a ser História. muitos choravam e diziam "america, help us".

no final da conversa com um jornalista americano, um dos seus líderes disse assim: "tente fazer alguma coisa por nós. mas, se não conseguir, não fique triste."

são das coisas mais tocantes que alguma vez vi. e olhem que eu, para o bem e para o mal, já vi muita coisa.

mandem sempre.