18 outubro 2010


na semana passada, faleceu o senhor malcolm allison, mítico treinador da equipa acima, campeã nacional, no já longíquo ano de 1981/1982.

verdadeira figura 'bigger than life', teve a arte de conduzir à vitória uma equipa constituída pelos onze bravos leões acima retratados (e mais uns quantos, claro está, que não aparecem nesta foto).

nesses tempos, o sporting tinha na frente de ataque os seguintes jogadores: o letal manuel fernandes, o felino jordão e o mágico antónio oliveira.

passo por cima de equipas maravilhosas do sporting - já nem vou tão longe, por exemplo, às famosas equipas dos anos quarenta e cinquenta, que dominavam o futebol nacional. a mim, bastava-me ter uma equipa que estivesse à altura desta.

trinta anos depois, o sporting é um sonho que teima em não dar certo. falta o quê? génio, qualidade, loucura, emoção, carácter, coragem. um treinador meio-louco e meio-visionário, jogadores bravíssimos, um tridente demolidor, um presidente à altura. nada disto, por si ou em conjunto, garante vitórias. mas a ausência de alguns destes atributos, torna virtualmente impossível o sucesso. então quando falta tudo, estamos mais do que conversados.

..manuel fernandes and he scores!
.. oliveira, oliveira goes on, oliveira - what a player - passes the ball to jordão, oh my God, what a movement!
..and manuel fernandes strikes again, unbelievable, ladies and gentlemen. it seems that the lions from lisbon have done it again!
.. big mal is the man!

o actual sporting é um atentado a tantas e tantas memórias. porque roubarem-nos o nosso amor - qualquer amor - é criminoso.