09 novembro 2010


chalmers butterfield captou assim esses míticos anos cinquenta estadunidenses. neste caso, estamos em rocksprings e em cripple creek, respectivamente (ambas no colorado) - algures, portanto, na grande nação americana.

a película é kodachrome - marca devidamente registada e que ficou para a história da fotografia (logo para a nossa própria história).

este é o país que vive o e do sonho americano. a terra das oportunidades. mas também a pátria da expressão 'nunca há segundos actos na vida dos americanos'.

no fundo, é como uma metonímia - os estados unidos como representação do mundo; e os americanos como representação de todos nós.

como compatibilizar todas as possibilidades com o determinismo que nega o segundo acto? e entramos assim no campo da lógica mais pesada, do pensamento filosófico sofisticado, dos paradoxos metafísicos.

pensamos, manhã cedo, nesses anos cinquenta, cristalizados nos fotogramas acima. ou seja: pensamos já neste aqui e agora, visto a partir do futuro.

a tecnologia evoluiu, entretanto, de forma estonteante. e evoluirá, seguramente, nas próximas décadas, de forma inimaginável à luz dos arquétipos que hoje usamos. a pergunta, contudo, mantém-se: e a metafísica, continuará na exacta mesma posição, essa insolúvel risada cósmica? ou será antes o silêncio (na metafísica, talvez a pior das respostas)?

entre o silêncio e a risada, presos a um fotograma anacrónico - eis o nosso destino.

já falámos de coisas mais alegres, não já? haja saúde.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"(na metafísica, talvez a pior das respostas)"
obviamente discordo!
há respostas piores, como, sem dúvida, aquelas que nos levam a caminhos auto-flageladores.
abraço

quinta-feira, novembro 11, 2010 6:52:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home