26 julho 2011


sinfonia nº 3, de henryk górecki

esta tarde,
deitei-me sobre a chaise longue,
e escutei um mundo,
inteirinho,
dentro de um búzio:

o lamento de uma mãe,
e a esperança de uma filha,
escrevendo as suas últimas palavras,
luminosas e exaltantes,
a partir de uma cela da gestapo.
(infelizmente, a realidade, não raro,
entra-nos poesia adentro..).

as lágrimas que me partiram
são as mesmas que,
por uma estranha alquimia,
me obrigam agora a escrever,
ou melhor, a dar testemunho.

todos sabemos que
nunca se regressa igual de certas coisas.

desta beleza dorida e metafísica, seguramente que não.

(..)

entre nós e as palavras, o nosso dever falar.*



* verso de mário cesariny

3 Comments:

Blogger Cine Povero said...

Entre nós e as palavras o nosso dever falar... ao som do 3º andamento da Sinfonia nº 3 de Górecki?
http://www.youtube.com/watch?v=fynpiRix0u0&feature=related

quarta-feira, julho 27, 2011 12:49:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro Cine Povero,

Não faço ideia se nos conhecemos ou não, mas é irrelevante para o facto de abrir aqui uma excepção na minha decisão de não comentar 'comments'.

A utilização, assinalada, de um verso de Mário Cesariny, ocorreu-me, ao escrever o poema acima, por livre associação de ideias - a existência do poema em si foi uma forma, pessoal, de cumprir esse mesmo verso, uma vez que a recente audição desta obra de Górecky me induziu um estado mais propício à falta de palavras do que ao seu contrário..

Isto para dizer que não conhecia o video em causa e que, portanto, não tive qualquer intenção de "copiar" a sua ideia. Para que fique claro.

Dito isto, não deixa de ser curioso - e relevante, de certa maneira - que ambos tenhamos ido parar ao mestre surrealista, a partir da Sinfonia n-º3 do compositor polaco. Coisas..

Feito o esclarecimento, mesmo na hipótese de o seu comentário nada ter a ver com a forma como eu próprio o li, agradeço a visita aqui ao "flores de inverno".

Obrigado.


gi.

quarta-feira, julho 27, 2011 10:41:00 da manhã  
Blogger Cine Povero said...

Olá!
Peço desculpa por só agora ter acedido à sua amável resposta.
O que eu pretendia dizer era exatamente isso: foi interessante como nós dois - por caminhos totalmente distintos - associámos a 3ª de Gorecki ao poema de Cesariny. Tudo de bom para as suas «Flores de Inverno»
Cine Povero

segunda-feira, julho 23, 2012 12:01:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home