22 setembro 2011




a banda mais célebre de athens terá chegado ao fim, mais de trinta anos volvidos sobre o início da aventura dos quatro rapazes. do pop rock indie e quase low fi ao indie de estádio, com direito a hinos e tudo, foi um percurso desigual, feito de muitos altos e de alguns baixos, mas que nos deixa um quase irrepreensível legado com uns quantos discos de elevada qualidade e dezenas de canções que entram directamente para o cânone destas coisas da música moderna.

nunca foram 'a minha banda', mas há um disco muito especial que quase, quase chegou lá. estávamos ainda no início dos anos noventa e o disco chamava-se 'automatic for the people'. espécie de desafio semântico, uma vez que se a pop tem irremediavelmente um apelo quase automático e 'mainstream', a verdade é que um disco crepuscular, sombrio, maravilhosamente melancólico como este nunca seria verdadeiramente um disco destinado a ser algo realmente 'automatic for the people'.

o alinhamento do disco é de primeira água, do princípio ao fim. deixo aqui, como não podia deixar de ser, a canção das canções dos REM (é deles que falamos): 'nightswimming'.

o resto já é história. a grande, que é a deles. e a pequena, que é a nossa.

obrigado, rapazes.